A transformação da cozinha branco e preto em cozinha provençal azul
- aipainteriores
- 21 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
A história dessa cozinha é empolgante, porque vem sendo sonhada desde 2019 quando fiz o projeto da sala do apartamento de 80m². Mas isso é assunto para outro post..
Naquela época, a Francine - nossa cliente - já tinha comentado que era seu sonho ter uma cozinha estilo provençal azul.
O tempo passou, ela se organizou e me procurou em janeiro de 2021, mas eu estava no 8° mês de gravidez. Como ela fazia muita questão que eu fosse a arquiteta do seu projeto, resolveu esperar e em junho de 2021 retomei o contato.

Sua cozinha, era aquele modelo tradicional entregue pela construtora, com visual “padrão” de pedra preta, armários e revestimentos branco.

Tinha uma bancada BEM grande e espaçosa, só que o padrão de construções em Brasília, há algumas décadas, exigia que tivesse um quarto de serviços e lá estava ele, "roubando" muito espaço da cozinha prejudicando a fluidez, sendo utilizado como depósito, porém com MUITO espaço livre.
Embora ela ainda quisesse ter um depósito ele não precisaria ser tão grande.
Resumo da ópera, aquela cozinha tradicional não tinha nada a ver com a Francine de 2021. Ela é uma mulher SUPER alegre, de bem com a vida, adora conhecer coisas novas e pesquisar sobre decoração. Decidida que só, ela sabia o que queria, mas estava com dificuldade de organizar as informações sozinha.
Ter uma cozinha azul, também era seu sonho, mas estava em dúvida se daria certo ou se seria muito trabalhoso. Usamos esse desejo como ponto de partida para o projeto, mostramos para ela que era possível, e com a nossa ajuda e incentivo ela resolveu manter esse sonho.
Sugerimos o azul na marcenaria, mas nada de laca, a escolha foi o MDF laminado Azul Petróleo da marca Arauco, pra ela essa praticidade fazia mais sentido.

Diante de tudo que ela pontuou, com o projeto conseguimos proporcionar mais amplitude: o depósito ficou menor, mantivemos a bancada super espaçosa, ainda ganhamos uma área de refeições e torre quente.
Ela queria renovar tudo, então os eletros como geladeira, forno e micro-ondas embutidos (não são uma regra, mas faziam parte dos objetivos dela) também foram trocados.



Ter armários suspensos - altos - não era uma opção pra ela, então sugerimos prateleiras com textura de madeira e apoios metálicos que faziam um link com o metal dos puxadores concha que são uma graça. Ah, claro que as clássicas molduras, que remetem muito ao provençal, não poderiam faltar nos armários.

Uma curiosidade, você sabia que o estilo provençal surgiu no Sul na França, nos anos 1700, quando os camponeses desejam ter uma decoração como às dos palácios.
Ter uma pedra branca na bancada, também era um pré-requisito. A princípio sugerimos a pedra natural quartzito para bancada da cozinha, um material SUPER resistente, que não mancha e não exige muitos cuidados. Porém por questões de mercado, o granito extreme white foi o escolhido. E acomodou super bem a Cuba espaçosa e a calha úmida na lateral.
O revestimento branco ainda foi uma opção, para trazer equilíbrio e harmonia entre as texturas. Porém o modelo novo, revestimento Ondas da marca Eliane, trouxe um charme que o anterior não tinha.



É isso! Esse mix resultou numa cozinha provençal azul com toques industriais em prata, mas por aqui não somos adeptas de “rotular” os estilos, optamos por elementos que representam a personalidade dos nossos clientes independente do estilo A ou B.
E você o que achou, teria uma cozinha azul? Acompanhe mais do nosso trabalho pelo Instagram.
Para solicitar um orçamento de projeto de arquitetura e interiores para reforma da sua cozinha, clique aqui: https://forms.gle/NuAAT52VgvNJS1ydA
Comments